Curso de Capelania Prisional

Curso de Capelania Prisional

 
 

 

Capelania Prisional – ONCC – Ordem Nacional de Capelania Cristã

 

 

 

 

CURSO LIVRE

 
 

NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 
 
 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

 

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

 

 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

RECONHECIMENTO

 

 

É um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 - CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 - MEC.citam que os cursos ditos "livres" não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

 

 
Apresentação
 
 
 
O objetivo é capacitar homens e mulheres a exercerem com presteza, prudência e responsabilidade a visitação prisional, parte integrante da capelania prisional ou carcerária no Brasil e em outros países. Ao final do curso o aluno deverá estar apto para identificar a fundamentação bíblico-teológica, histórica e jurídica da capelania prisional; caracterizar e conhecer aspectos dos diferentes estabelecimentos penais; identificar o perfil e as necessidades dos presos e as exigências para a visitação prisional e as qualificações para o exercício da capelania prisional.

 

 

Baseado no fundamento bíblico que está em Hebreus 13:3 onde o próprio Deus
nos instrui a não nos esquecermos dos encarcerados, acreditamos que a Capelania prisional é uma ferramenta preciosa para ganhar almas e para trabalharmos a serviço do
Reino.

 

Pensando nisso a Ong Mãos Que Abençoam Atualmente a população carcerária no Brasil está em 4º lugar a nível mundial totalizando 607.731 presos, informação cedida pela Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciarias), ou seja, esta é uma área onde conseguiríamos um enorme alcance de vidas, um dado alarmante que deveria servir de despertamento aos vocacionados para juntos formarmos um batalhão a proclamar as boas novas do evangelho de Cristo para que esse número não continue a se expandir. Dentre tantas informações que passamos durante o curso, apresentamos aos futuros capelães o perfil do preso brasileiro que atualmente são em sua maioria jovens, negros, pobres, de baixa escolaridade e solteiros, com base nesse conhecimento compreendemos e apontamos as melhores estratégias de abordagem e tratativas com cada perfil.

 

O intuito desta capelania é levar de alguma maneira um conforto aquelas vidas
que são tão carentes e desprezadas pela sociedade em geral, o capelão prisional tem como principal objetivo atender as necessidades espirituais dos encarcerados, das famílias e estender esse atendimento também aos funcionários como um todo. Porém é necessário ressaltar que o capelão precisa seguir algumas regras básicas para que seu trabalho seja realizado com êxito, manter ética e postura cristã com os presos e funcionários é fundamental, não se deve ter normas e rotinas com presos, mas sempre submeter-se as normas estabelecidas pelo presidio e sua direção.

 

É passado ao capelão dicas de comportamento antes, durante e após o período do culto/evento/evangelismo, formas de linguagem, orientações sobre postura e direção da capelania prisional. Um dos temas polêmicos que tratamos também é referente a tão temida rebelião que pode acontecer durante o exercício da capelania, no curso aprendemos como reagir diante dessas circunstâncias. Há também lições sobre objetos e vestimentas totalmente proibidos ao capelão.

 

Propósito do Curso de Capelania Prisional

 

Formar, preparar e credenciar legalmente de acordo com as Leis brasileiras os cristãos interessados na prática da Capelania Cristã conforme orientações bíblicas.

 

 

 

a) Alcançar os que estão atrás das grades, prestando assistência espiritual e social, pregando aos presidiários as boas novas do Evangelho, independentemente de religião, condição social, raça, cor e sexo;

 

b) Desenvolver o Projeto tendo como público alvo os presidiários, agentes, funcionários, e familiares de presidiários;

 

c) Dar relevância  nas áreas evangelística e social;

 

d) Promover a mobilização dos Homens  na tarefa da Evangelização;

 

e) Promover a proclamação do Evangelho, o cuidado com os convertidos e a integração dos alcançados.

 

 

O que é Capelania?

 
 

 

É uma assistência religiosa prestada por pessoa formada e preparada para o ministério de assistência religiosa garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. » (CF art. 5º, VII).

Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

 

 

 

O curso de Capelania Prisional tem o objetivo, preparar e qualificar líderes e liderados a desenvolverem a assistência espiritual aos aflitos nas entidades coletivas . Abaixo estarão informações e condições para a realização do Curso de Capelania em sua igreja e região: O Curso de Capelania é um curso interdenominacional. Visa o preparo e qualificação de: Pastores, bispos, presbíteros, evangelistas, diáconos, obreiros e membros, a desenvolverem o ministério de auxílio ao aflito nas entidades coletivas de internações no Brasil e no exterior.

 

 

Objetivo do curso :

 
 

 

O curso tem por objetivo qualificar pessoas para o exercício da capelania, proporcionando acesso aos saberes teórico-práticos que sejam capazes de promover uma atuação consoladora e revitalizadora de esperanças através da espiritualidade e do aconselhamento cristão no ambiente hospitalar, no presidio, nas escolas, na familia e em situação de luto, tanto de forma preventiva como curativa.

 

Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na Capelania e proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento hospitalar à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença.

 

 

 

Público Alvo :

 

 

 

Qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta que se sente chamada ou vocacionada por Deus para o exercício ministerial ou, deseja aprofundar-se mais no conhecimento das Escrituras Sagradas;Homens e mulheres que já exercem alguma função eclesiástica (Pastor, Bispo, Evangelista, Presbítero, Diácono, Levita, Obreiro, Professor de EBD, etc...).É essencial para o Missionário que se encontra no campo distanciado do acesso a uma Instituição Teológica...Também é extremamente útil a estudantes de toda área de recursos humanos.

 

METODOLOGIA DO CURSO :

 


O curso de Capelania Prisional de acordo com as Normas Universitárias Internacionais, mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL  , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.

 

 

Metodologia:

 


O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

 

 

Propósito do Curso:

 

 

Possibilitar ao estudante um conhecimento sólido da Palavra de Deus e da sua fé.Tornar o aluno em alguém capaz e eficaz na implantação do Reino de Deus nesta geração, levando homens e mulheres a um relacionamento pessoal com Deus.

 

 

                        Resultado de imagem para setead educacional

 

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

 

Quem Pode Participar :

 

 

Destina-se a cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania do Hospital, Escolar, Carcerária, Militar e outras. Membros de igrejas evangélicas, profissionais da saúde, pastores e missionários.

 

 

Requisitos necessários:

 

 

1º Ser membro da mesma igreja evangélica , ambos os sexos;

2º Ter mais de 18 anos;

3º Bom conhecimento bíblico;

4º Equilíbrio emocional e doutrinário.

 

 

Metodologia : 

 
 
 

O curso na modalidade a distancia,  Os conteúdos serão oferecidos através de temas organizados  atendendo as especificações das cargas horárias estabelecidas na matriz curricular.

 

 

O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula  DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM PDF E SLIDES E MATERIAL DE APOIO. Para a transmissão das aulas, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

 

 

Custo do Curso

 

O aluno não paga mensalidade, apenas uma “Única” taxa de matricula. Também, asseguramos que após a conclusão do curso, não cobramos taxa de emissão do certificado.

 
 
                                                                                       

 

 

 

Público Alvo :

 

 

Acadêmicos e profissionais da área de saúde; Acadêmicos da área teológico-ministerial; Pastores; Sacerdotes; Visitadores leigos das diversas confissões religiosas; Interessados/as no processo de humanização nos ambientes hospitalares.

 


 

CREDENCIAL E CERTIFICADO E HISTÓRICO SERA ENVIADO VIA  RESIDENCIA EM CARTA REGISTRADA

 

 

 

 

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E CONTÉUDO :

 

 

 

1º CHAT

2º FÓRUM

3º PROVAS

4º TRABALHOS

5º LIÇÕES

6º PDF

7º SLIDES

8º MATERIAL DE APOIO

9º VIDEOS

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

 

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 



Ler mais: https://www.setead.com.br/

 

 

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

 

Certificação

 

 

Os alunos que concluírem as disciplinas e demais atividades exigidas durante o curso, receberão o certificado emitido pelo SETEAD e a credencial de capelania.

 

 

 

RECEBA GRATUITAMENTE O SEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E HISTORICO ESCOLAR COM AS NOTAS E CARGA HORARIA NA SUA RESIDENCIA

 

 

 

 

LISTAS DE DOCUMENTOS :
 
 
 
 
1º CÓPIA RG/CPF
2º CÓPIA RESIDÊNCIA 
3º CÓPIA CERTIFICADO / DIPLOMA
4º FOTO ( Credencial )
5º FICHA DE CADASTRO ( VIA WORD )
 
 
 
 
 
DOCUMENTAÇÃO DE DIPLOMADO :
 
 
 
1º DIPLOMA
2º HISTÓRICO ESCOLAR ( NOTAS DE CADA MATÉRIA )
3º CREDENCIAL ( A3) 
4º ATA DE DEFESA

 

 

 

METÓDOS AVALIATIVOS :

 
 
 

FÓRUM : PARTICIPAÇÃO

PROVAS : INTERATIVAS / ONLINE

TRABALHOS : PORTIFÓRIOS ( CADA MATÉRIA )

4º PROJETO : TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

 

 

 

FORMA DE PAGAMENTO :

 
 
 
PARCELAMENTO NO CARTÃO:
 
 
CARTÃO EM 10X ( TAXAS PELA FINANCEIRA DO CARTÃO ) 
 
 
( MATERIAL TODO LIBERADO )
 
 
 
 
 
PARCELAMENTO NO BOLETO :
 
 
 
BOLETO EM 06X 
 
 
( MATERIAL LIBERADO POR MÓDULO - A CADA BOLETO PAGO )
 
 
 
 
 
PARA BOLETOS BANCARIOS NO PARCELAMENTO PRECISARA ENVIAR AS DEMAIS DOCUMENTOS E PARA FAZER O CADASTRO NO BANCO E EMITIR OS BOLETOS E SERA ENVIADO NO SEU EMAIL .
 



 

 

CURSO DE CAPELANIA PRISIONAL

VALOR : 500,00

MATERIAS : 30

CARGA HORÁRIA : 1.800

 

 

GRADE CURRICULAR :

 
 

 

1º MATÉRIA A PSIQUIATRIA

2º MATÉRIA ACONSELHAMENTO DE DEPENDENTES

3º MATERIA ACONSELHAMENTO DE IDOSOS

4º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PASTORAL

5º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA

6º MATÉRIA CAPELANIA CARCERÁRIA

7º MATÉRIA CAPELANIA COMUNITARIA E SOCIAL

8º MATÉRIA CAPELANIA ESCOLAR

9º MATÉRIA CAPELANIA EVANGÉLICA

10º MATÉRIA CAPELANIA MILITAR

11º MATÉRIA CAPELANIA PASTORAL

12º MATÉRIA CAPELANIA PÓS-DESASTRE

13º MATÉRIA CAPELANIA PRISIONAL

14º MATÉRIA DIREITO CRISTÃO

15º MATÉRIA DIREITOS HUMANOS

16º MATÉRIA DISCIPULADO

17º MATÉRIA ETICA NA CAPELANIA

18º MATÉRIA EVANGELISMO

19º MATÉRIA FUNDAMENTOS BÍBLICO DA CAPELANIA HOSPITALAR

20º MATÉRIA HISTERIA

21º MATÉRIA LEGISLACAO DE CAPELANIA

22º MATÉRIA LIDERANÇA CRISTÃ

23º MATÉRIA NEUROSES E PSICOSES CONFLITOS

24º MATÉRIA PSICOLOGIA CRISTÃ

25º MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

26º MATÉRIA SEXOLOGIA FORENCE

27º MATÉRIA TEOLOGIA PASTORAL

28º MATÉRIA TEORIA DA PERSONALIDADE

29º MATÉRIA TEORIA DO ACONSELHAMENTO

30º MATÉRIA TOXICOLOGIA GERAL