Curso de Formação de Professor em Geografia Bíblica

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC
CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e deliberação CEE 14/97.
Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99
O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
RECONHECIMENTO
O Curso Livre de FORMAÇÃO DE PROFESSORES é um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04, Parecer nº 64/2004 - CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 - MEC.citam que os cursos ditos "livres" não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.
O Programa do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM GEOGRAFIA BÍBLICA , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, É um curso completo com carga horária exaustiva e excelente ferramenta de conhecimento bíblico arqueológico. Ideal para quem precisa daquelas horas de atividade complementar no curso teológico Geografia Bíblica é a parte da Geografia Geral que estuda as terras e os povos bíblicos e conduz à História Bíblica.Um exame, mesmo superficial, mostrará que a cada passo, a Bíblia menciona terras, povos, montes, cidades, vales, rios, mares e fenômenos físicos da natureza.Com este curso o aluno terá o conhecimento necessário das terras bíblicas para situar os acontecimentos históricos no espaço geográfico no qual eles estiveram inseridos. bem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.
Aplicação dos princípios do professor atuante em EaD
O orientador/mediador intelectual é aquele que usa os meios tecnológicos disponíveis para ajudar na escolha das informações mais importantes para o aluno; que procura adaptar essas informações aos seus contextos de vida e ajuda a ampliar o grau de compreensão de tudo e a integrá-lo em novas sínteses.
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA GEOGRAFIA BÍBLICA
Ao analisarmos algumas passagens da Bíblia, vemos muitos relatos onde estas foram escritas, mostrando que a geografia dos países, (ou Bíblica em questão), nos dá uma linha de raciocínio a modo claro para sua interpretação.
É muito importante o estudo geográfico da Bíblia, pois de cada país podemos extrair, por exemplo: A sua localização geográfica, língua de origem (observar se o mesmo dialeto ainda existe, ou hoje já se fala em outra língua diferentemente da época em que a Bíblia foi escrita) – Caso o país ainda exista, as características físicas e históricas, sem esquecer também das (os) grandes personalidades que passaram pelo período em questão estudado.
Este modo de estudo nos dá um auxílio de visão também espiritual, tendo como exemplo principal o país do Egito, embora fosse uma das civilizações mais importante do oriente médio, para o estudo Bíblico também, concentrando sua narrativa nos cinco primeiros livros. Pois a nação de Israel viveu ali de modo pacifico até a morte de José, depois disto sendo escravizada e por fim libertada por Moisés e como esta civilização influenciava o povo de Deus (os judeus) em alguns dos seus fracassos espirituais. (Gn. 46 a Êx. 19).
Outro ponto importante para destacar é a sobrevivência (existência) de alguns países, ou mudança de nome como, por exemplo, a Pérsia que também teve grande participação nos escritos Bíblicos, que hoje se chama Irã.
Não deixando de comentar a riqueza de detalhes e informações que a Palestina dispõe para interpretarmos corretamente as passagens Bíblicas, e sua imensidão de recursos naturais que nos dão maior clareza a respeito do texto estudado como, por exemplo: suas planícies, seus vales, montes, rios e mares que onde ainda hoje desperta o interesse do turismo cristão para pessoas verem os locais “ditos sagrados” por onde discorreu os últimos e maiores eventos Bíblicos, sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo.
Orientador/mediador emocional – mesmo a distância, o professor tem de motivar, estimular, incentivar e organizar os limites, com equilíbrio, credibilidade, autenticidade e empatia.
Orientador/mediador gerencial e comunicacional – é o principal elo entre o aluno, a instituição e os demais atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem a distância. Planeja constantemente e orienta o aluno para usar as mais variadas formas de comunicação e expressão.
Orientador ético – como em qualquer processo de ensino e aprendizagem, o professor a distância tem também a importante responsabilidade de conduzir esse processo mediante a adoção de valores e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de valores individuais e coletivos numa perspectiva ética e construtiva.
Diferenciais:
Metodologia transversal centrada na autorreflexão sobre as práticas inclusivas em espaços de educação formal e não formal e, também, sobre as experiências pedagógicas que englobem atividades nas quais o cuidar e o educar aconteçam harmoniosamente.
OBJETIVOS DO CURSO
Contribuir para uma melhor compreensão de questões relacionadas ao Oriente Médio, desde a Antigüidade até nossos dias Identificar os diversos povos que habitaram as regiões da Palestina na Antigüidade Relacionar o Mundo Bíblico, regiões do Mundo Antigo e configuração atual do Oriente Médio Compreender os domínios e impérios da Antigüidade em sua extensão e importância Analisar a luz da Bíblia, as características históricas do Oriente Médio, para compreender os conflitos atuais
Através da Geografia Bíblica Podemos localizar os relatos no espaço e no tempo Compreender as regiões nas quais ocorreram os fatos relatados na Bíblia Sociedades que viveram nestas épocas Lugares específicos indicados no texto bíblico e suas atuais localizações geográficas
Qualifica você, educador, para atuar a partir das características do universo infantil e da condição sociocultural da criança, com amplo conhecimento sobre esta fase da vida, o ato de educar, a aprendizagem e suas teorias. Apresenta também práticas relacionadas ao trabalho pedagógico em sala de aula na educação infantil e discute projetos educacionais, com abordagem interdisciplinar, que incentivem a curiosidade, o questionamento, a inventividade e o conhecimento das crianças. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional.
OBJETIVO:
Constituem os objetivos específicos do curso:
1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.
2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência presente na religião.
3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana
4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.
5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.
6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.
8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.
9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).
10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM GEOGRAFIA BÍBLICA
MATERIAS : 70
CARGA HORÁRIA : 3.600
VALOR : 700,00
GRADE CURRICULAR :
1º MATÉRIA A HIDROGRAFIA DA PALESTINA
2º MATÉRIA A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
3º MATÉRIA ADENDO CULTURAL GEOGRAFICO
4º MATÉRIA ANTIGO TESTAMENTO
5º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
6º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES
7º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA
8º MATÉRIA ARQUEOLOGIA BÍBLICA
9º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PRÁTICA PSICOPEDAGOGICA
10º MATERIA AS TRADUÇÕES DA BÍBLIA OS ORIGINAIS EM HEBRAICO
11º MATÉRIA BIBLIOLOGIA AVANÇADA
12º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO
13º MATÉRIA CARTOGRAFIA DA FÉ
14º MATÉRIA CARTOGRAFIA
15º MATÉRIA CONTEXTUALIZAÇÃO E MISSÕES
16º MATÉRIA COSMOVISÃO CRISTÃ
17º MATÉRIA COSTUMES E CULTURA
18º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA
19º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
20º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
21º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
22º MATÉRIA FUNDAMENTOS DO ANTIGO TESTAMENTO
23º MATÉRIA FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA
24º MATÉRIA FUNDAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO
25º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA
26º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS
27º MATERIA HISTÓRIA DA ESCRITA
28º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR
29º MATÉRIA HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO
30º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS
31º MATÉRIA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO
32º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA
33º MATÉRIA A SOCIEDADE DE ISRAEL
34º MATÉRIA DIDÁTICA GERAL
35º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA
36º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
37º MATÉRIA LINGUA HEBRAICA PERIODO HISTORICOS
38º MATÉRIA HISTORIA MATERIAL DIDÁTICO
39º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS
40º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
41º MATERIA MANUSCRITO DE QUMRAN
42º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
43º MATÉRIA FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA
44º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM
45º MATÉRIA MITOLOGIA DOS POVOS ANTIGOS
46º MATÉRIA NOVO TESTAMENTO
47º MATÉRIA O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO
48º MATÉRIA OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO
49º MATÉRIA PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO
50º MATÉRIA PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO
51º MATÉRIA PENTATEUCO
52º MATERIA PERÍODO INTERBÍBLICO INTERTESTAMENTÁRIO
53º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
54º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
55º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
56º MATÉRIA TEMPOS BÍBLICOS
57º MATERIA FUNDAMENTOS SOCIO ANTROPOLOGICOS
58º MATERIA HEBRAICO BIBLICO
59º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO
60º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
61º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO
62º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
63º MATÉRIA TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM
64º MATÉRIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM TIC
65º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS
66º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO
67º MATÉRIA EDUCAÇÃO A DISTANCIA E TUTORIA
68º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
69º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
70º MATÉRIA PEDAGOGIA