Curso Apostilado em Tabernáculo de Deus

 
 
 

Resultado de imagem para Curso Sobre o Tabernaculo

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.


 

RECONHECIMENTO

 

é um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 - CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 - MEC.citam que os cursos ditos "livres" não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

 

Curso Sobre o Tabernaculo

 
 
 

                      

 

 

 

O SETEAD EDUCACIONAL – SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICO KERIGMA DIDACHE CNPJ: 11.440.946/0001-95, já disponibiliza abertura de NÚCLEOS TEOLÓGICOS em todos os estados Brasileiros. Os NÚCLEOS TEOLÓGICOS têm se mostrado de grande valia para igrejas em todo o país, pois através deles oferecemos preparo bíblico e teológico a obreiros, líderes de ministério e pessoas interessadas em estudar a palavra de Deus. Formar um NÚCLEO é fácil, simples e “NÃO GERA CUSTOS PARA A IGREJA”, ao contrário, eles têm trazido bênçãos financeiras para igrejas locais e tornado muitas delas uma referência de qualidade e ensino para as congregações vizinhas e comunidade local. Além de oferecer cursos individuais à distância, O SETEAD implanta NÚCLEOS TEOLÓGICOS POR EXTENSÃO para aplicação dos seus cursos: BÁSICO , MÉDIO , BACHARELADO, CAPELANIA CRISTÃ  é FORMAÇÃO DE OBREIROS em Teologia em igrejas que tenham estrutura para a aplicação do curso.O núcleo de Teologia é o meio mais fácil e simples para estudar. - Montar um núcleo é fácil, o pastor indica 1 professor (ou o próprio pastor), os nomes dos interessados devem ser colhidos em uma relação ou ficha de matrícula (disponível no site do SETEAD) e enviados ao SETEAD . *Se por ventura a igreja não tem nenhum professor para indicar, o SETEAD envia um. - O SETEAD através de seu representante entrará em contato, para efetuar as matrículas. - Em no máximo 5 dias úteis, todo o material será entregue para o pastor ou responsável pelo núcleo. - As aulas serão ministradas na Igreja, os dias para cada aula serão propostos pela liderança da igreja. - O SETEAD estará orientando o professor tirando as suas dúvidas, via e-mail, cartas ou telefone. 
 

1. O pastor da igreja indica um professor (ou o próprio pastor) para ser o tutor do curso. É preciso que o mesmo possua ao menos o título de Bacharel em Teologia;

2. O tutor envia um e-mail para o SETEAD EDUCACIONAL , com o título: “Desejo Abrir um Núcleo”, descrevendo suas informações pessoais: Nome, Data de nascimento, Estado Civil, Profissão, formação teológica, RG , CPF, Endereço completo da residência e da igreja onde congrega, Fone para contato e Nome do pastor;

3. O tutor do curso envia por e-mail uma lista com a matrícula dos alunos interessados;

4. O material é enviado pelo SETEAD EDUCACIONAL dentro do prazo de até 10 dias úteis e será entregue ao pastor ou tutor do curso, de acordo com o número de alunos matriculados.

5. As aulas são ministradas na igreja, sendo que o horário e quantidade de aulas são propostos pelos próprios alunos, juntamente com o tutor do curso, desde que se conclua no prazo estipulado pelo SETEAD EDUCACIONAL .

6. Ao findar o prazo para cada curso iniciado o SETEAD EDUCACIONAL encaminha as provas para o tutor de acordo com o número de alunos matriculados, que deve ser respondida e devolvida ao SETEAD EDUCACIONAL para avaliação.

8. Para aqueles alunos que obtiverem ao menos 70% de acerto em suas respostas, lhe será enviado o certificado juntamente com o histórico de notas.

Taxas:

1.      Fica estipulado o valor do  Curso Apostilado de Tabernáculo R$ 60,00 ( SERÃO DUAS MATERIAS , 60,00 CADA UMA ) EM MATÉRIA IMPRESSA  que deverá ser pago por cada aluno, correspondente a matrícula em qualquer dos cursos oferecidos. Sendo que o valor citado deve ser pago por meio de depósito em conta corrente indicada pelo SETEAD abaixo. ao findar do curso, correspondente a taxa de manutenção dos cursos e expedição do certificado de conclusão 10%.

2.      Cabe ao tutor estipular a taxa de tutoria, que deve ser cobrada mensalmente de cada aluno em favor do tutor. Recomendamos que não seja uma taxa agressiva, afim de possibilitar que pessoas de menor renda possam ter acesso ao curso de Teologia e assim possam servir melhor ao Senhor, porém deixamos o tutor livre para cobrar o valor que considerar válido pela sua prestação de serviços.

3.      As turmas devem possuir no mínimo 05 (Cinco) alunos e no máximo 50 (Cinquenta) alunos, para cada curso. Após a abertura da turma, caso mais alguma aluno deseje ingressar no curso, somente será possível com a abertura de uma nova turma. Não serão aceitas exceções e no momento da certificação, somente serão expedidos os diplomas e certificados, com base na lista inicial de alunos inscritos em cada turma.

OBS: Os valores cobrados individualmente a cada aluno para o curso presencial são diferentes aqueles que tradicionalmente são cobrados pelo SETEAD para os cursos ministrados à distância, via internet; não cabendo comparação entre os mesmos, visto que se trata de modalidades de ministração diferentes.

 

 

 

SERÃO DUAS APOSTILA IMPRESSA MATERIAL ENCARDENADO ENVIADO SOMENTE AO COORDENADOR OU PROFESSOR DO POLO DE ENSINO

 
 
 
 

 

O Tabernáculo

 
 

CURSO SOBRE O TABERNÁCULO

 

O COORDENADOR OU PROFESSOR  RECEBERA EM SUA CASA OU IGREJA APOSTILA IMPRESSA ENCARDENADA COM CAPA DURA .

 

 

O Tabernáculo

 

Categoria: Teologia Velho Testamento

 

"No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação."

 

 

" בְּיוֹם-הַחֹדֶשׁ הָרִאשׁוֹן, בְּאֶחָד לַחֹדֶשׁ, תָּקִים, אֶת-מִשְׁכַּן אֹהֶל מוֹעֵד."

 

Êxodo 40:2

 

O Tabernáculo ( Hebraico: המשכן), também conhecido como morada, era um lugar sagrado onde D'us escolheu para atender os israelitas, durante os 40 anos no deserto. Era o lugar onde os líderes e as pessoas se reuniam para adorar e oferecer sacrifícios.

 

O tabernáculo foi erguido no deserto, exatamente um ano após a Páscoa, quando os israelitas foram libertados da escravidão egípcia. Era uma tenda móvel com mobiliário portátil com que as pessoas viajaram e estabeleciam onde quer que eles acamparam. O tabernáculo estaria no centro do acampamento, e as 12 TRIBOS  de Israel irão criar as suas tendas ao redor dele de acordo com a tribo.

 

A instrução sobre como construir o tabernáculo foi dada a Moisés no deserto, que em seguida deu as ordens para os israelitas.


O tabernáculo era mais do que uma morada. Todos os componentes do tabernáculos eram parte de uma ajuda visual para ilustrar a relação de D'us com Seu povo. Um aspecto dessa relação era a exigência de D'us de completa obediência. D'us disse a Moisés para criar o tabernáculo exatamente do jeito que Ele mandou.


De acordo com a BÍBLIA , duas vezes por dia, um sacerdote ficaria em frente do altar de oração dourado e queimava incenso

 

 

 

Tabernáculo – Morada de Deus – No Velho Testamento - Grande barraca onde eram realizados os atos de adoração durante o tempo em que os israelitas peregrinaram pelo deserto, depois de sua saída do Egito ( Ex. 25-27). O tabernáculo continuou a ser usado até que o templo foi construído pelo rei Salomão em Jerusalém. No Novo Testamento não é mais necessário essa figura para habitação de Deus, Atos 7:48 – “...não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas...” – Em I Co. 3:16 – “...sois o santuário de Deus e o Espírito de Deus, habita em vós”.

Altar do Holocausto – ficava fora do tabernáculo – No Velho Testamento - lugar onde era sacrificado animais queimados em sinal de que o ofertante se dedicava completamente a Deus – Ex. 29:18 – Hb. 10:6 – No Novo Testamento essa figura foi substituída pela Cruz de Jesus Cristo, onde ele se ofereceu de uma vez para sempre

 Santo Lugar – parte do tabernáculo em que ficava a mesa dos pães da proposição"Os 12 pães, cada um pesando dois quilos, que eram arrumados em duas pilhas sobre uma mesa que ficava no SANTO LUGAR. Eles representavam a ALIANÇA das 12 tribos com Javé. Eram trocados no sábado, sendo os pães velhos comidos pelos sacerdotes (Lv 24.5-9; Êx 25.30, o Candelabro e o Altar do incenso.

 Altar do Incenso – ficava no tabernáculo no Santo Lugar – Ex. 30:1-10 – No Velho Testamento o incenso era uma resina aromática de certa arvores. Era queimada nas cerimônias de adoração a Deus. O incenso era símbolo das orações que subiam para Deus - Salmos 141:2.

Candelabro – Grande castiçal com 7 braços , cada um com a sua lâmpada – Ex. 25:31-40 – ficava no Lugar Santo do Tabernáculo - No Velho Testamento, representava a presença de Deus - No Novo Testamento o candelabro é um tipo de Cristo, nossa luz (Jo 1:4,5 – 8:12, 9:5) brilhando na plenitude do Espírito Santo.

 Santíssimo Lugar – A parte mais sagrada do Tabernáculo - "Pequeno lugar atrás do véu do tabernáculo (e do templo), onde a presença de Deus permanecia; lugar onde somente o sumo-sacerdote podia entrar e onde era guardada a Arca da Aliança. (Levítico 16:1-34, II Crônicas 3:8-14)."

 Arca da Aliança – ficava do Lugar Santíssimo do Tabernáculo - Ou arca de Deus(1Sm 3,3), era um cofre de madeira recamado de ouro (Ex 25,1-22), sinal visível da presença do Deus invisível no meio do povo. Aos israelitas não era permitido representar a divindade por meio de imagens ou esculturas. No entanto a fé precisa de suportes sensíveis e a arca preenchia tal necessidade. Tanta era a fé do povo na arca sagrada, que por vezes a levavam ao campo de batalha, persuadidos de que assim Deus mesmo lutaria a seu lado (1Sm 4,2-11). Era chamada da aliançaou também do testemunho, porque nela estavam guardadas as tábuas da Lei, base da aliança de Deus com Israel. A arca foi colocada no recinto do Santo dos Santos do templo de Jerusalém (1Rs 8,1-9). Perdeu-se com a destruição de Jerusalém em 587 aC (2Rs 25,1-21).

 Sumo Sacerdote -  mais alto cargo no sacerdócio (Levitico 16) em Israel, tinha como tarefa representar Israel no Dia da Expiação – Hebreus 9:7-8. No Novo Testamento essa figura representa Cristo – Hebreus 9:11-15.

 

Metodologia:


O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . OS PROFESSORES acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

 
 

 

ASSUNTO

 

1: O Tabernáculo e A Graça de Deus

2: O Tabernáculo e Como O Tabernáculo Revela Cristo

3: O Tabernáculo e A Soberania de Deus

4: O Tabernáculo e O Suprimento das Necessidades para A Sua Construção

5: O Tabernáculo e Deus Pai

6: O Tabernáculo e Deus Filho

7: O Tabernáculo e Deus Espírito Santo

8: O Tabernáculo e O Mediador

9: O Tabernáculo e O Sacrifício de Cristo

10: O Tabernáculo e O Sangue

11: O Tabernáculo e O Sal

12: O Tabernáculo e O Céu

13: O Tabernáculo

14: Os Materiais e os Artífices

15: A Mesa dos Pães

16: A Arca da Aliança

17: O Castiçal

18: A Cobertura Bordada com Querubins

19: As Tábuas e Travessas do Santuário

20: O Santuário do Tabernáculo

21: O Véu

22: O Altar dos Holocaustos

23: A Porta para o Pátio Externo

24: O Sumo Sacerdote

25: O Altar de Incenso

26: A Pia

27: As Ofertas

28: Os Filhos de Israel

29: Os Levitas

 

 


 

 

 


 

CURSO APOSTILADO EM TABERNÁCULO

MATÉRIAS : 02

VALOR: 60,00 ( CADA APOSTILA )  + DESPESA DE ENVIO

CARGA HORÁRIA : 180

 

 

CONTRATO DE ABERTURA DO NUCLEO DE TEOLOGIA.doc (133 kB)

FORMULÁRIO DO ALUNO.doc (120 kB)

FORMULÁRIO NÚCLEO.doc (120 kB)
 

Contate-nos

Notícias

Esta secção está em branco

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.